terça-feira

 Rafting


      O rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis, equipamentos de segurança. Antes de começar qualquer descida de rafting comercial, um instrutor da atividade passa à todos os participantes detalhadas instruções de conduta relativas à segurança. Estas Instruções são lembradas pelos demais instrutores durante momentos estratégicos da descida, e seu cumprimento é fundamental para a segurança de todos. O rafting comercial proporciona a experiencia de descer o rio para pessoas de qualquer idade e em sua maioria pessoas que nunca tiveram uma experiência anterior, tornando o esporte acessível. Os primeiros relatos de rafting que se tem notícia são nos rios Colorado e Mississippi.

Locais para a prática do Rafting

No Brasil há diversos locais propícios à prática do rafting, entre eles:
Bahia 
Rio de Contas em Itacaré Rio Correntina em Correntina
Espírito Santo 
Rio Jucu em Domingos Martins
Goiás 
Rio Corumbá em Corumbá de Goiás
Maranhão 
Parque Nacional da Chapada das Mesas em Carolina
Minas Gerais 
Rio Jaguari em Extrema Rio Capivari em Lavras Rio Corrente em Munhoz
Paraná 
Rio Iapó em Tibagi Rio Cachoeiras em Antonina Rio Ribeira em Cerro Azul
Rio de Janeiro 
Rio Macaé em Lumiar, Casimiro de Abreu e Macaé Rio Paraibuna ao norte do estado Ribeirão das Lajes em Seropédica
Rio Grande do Sul 
Rio Paranhana em Três Coroas Rio das Antas entre Nova Roma do Sul e Bento Gonçalves
Santa Catarina 
Rio Cubatão em Santo Amaro da Imperatriz Rio Itajai-açu em Apiúna e Ibirama Rio Braço do Norte no Vale do Braço do Norte
São Paulo 
Rio Juquiá em Juquitiba Rio Paraibuna em São Luís do Paraitinga Rio do Peixe Socorro Rio Jacaré-Pepira em Brotas Rio Pardo em Caconde

 Paraquedismo

Adrenalina

Esporte radical é prática cada vez mais comum entre brasileiros

Esporte de aventura também conhecido como esporte radical, são termos usados para designar esportes com um alto grau de risco físico, dado às condições extremas de altura,velocidade ou outras variantes em que são praticados.Para que um esporte radical seja bem sucedido, é preciso levar em conta o que é preciso, pois há varias coisas que são necessárias, um exemplo é o condicionamente físico, o estado mental, equipamentos e a alimentação, esses são os fatores mais importantes.
 A definição de esporte de aventura surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando foi usado para designar esporte de adultos como o paintball,skydiving ,surf, alpinismo, montanhismo,pará-quedismo,hang gliding e bungee junmping,trekking e mountain bike, que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, passou a se tornar populares em pouco tempo.
O termo ganhou popularidade com o advento dos X games, uma coleção de eventos radicais feito especialmente para a televisão. Os anunciantes rapidamente começaram a divulgar o evento para a população geral, como conseqüência, os competidores e organizadores que desses esportes começaram a ganhar patrocínio para continuar no esporte.
Uma característica de atividades semelhantes na visão de muitas pessoas é a capacidade de causar a aceleração da adrenalina nos participantes. De qualquer forma, a visão médica é que a pressa ou altura associadas com uma atividade não é responsável para que a adrenalina lance hormônios responsáveis pelo medo, mas sim pelo aumento dos níveis de dopamina,endorfina e serotonina por causa do alto nível de esforço psíquico. Além disto, um estudo recente sugere que haja uma ligação para a adrenalina
e a "verdade"” dos esportes radicais. O estudo define os esportes radicais como um lazer ou atividade recreativa muito agradável, mas se tiver uma má administração poderão gerar acidentes e até a morte do praticante. Esta definição é designada para separar anúncio comercial que exagera na descrição dos fatos e "aumenta" a atividade realizada. Outra característica das atividades rotuladas é que elas tendem serem de preferência individuais do que esportes de equipe. Os esportes radicais podem incluir ambas atividades competitivas e não-competitivas.

Muitos participantes quase não sabem de todas as atividades que os esportes radicais compreendem. O mais apaixonado purista, o rótulo dos praticantes dos esportes radicais, não combina com a realidade, porque eles não competem para ganhar "qualquer coisa". De forma mais grave, os esportes radicais são freqüentemente rotulados como culpados por estereotipar os participantes desta atividade como estúpidos, impulsivos, e às vezes suicída.Alguns dos esportes já existem há décadas e são proponentes de gerações de momento, algumas dão origem a personalidades bem conhecidas. A escalada tem gerado nomes reconhecidos publicamente como o Edmund Hillary,Chris Bonington,Wolfgang Gullich e mais recentemente Joe Simpson. Outro exemplo, de esporte radical que originalmente foi inventado séculos atrás foi o surf e o bungee jump, ambos criados pelos nativos havainos como forma de "teste" entre os homens da aldeia. O Paintball foi o esporte de ação que mais cresceu nos últimos 15 anos; tanto na modalidade de jogos de cenário com simulações de batalhas, resgates de sequestros, etc, como também na forma de competição. Na América do Sul o Paintball de competição deu um salto a partir de 2005 com a criação do CSP - Circuito Sul-Americano de Paintball que consiste de uma série de torneios em vários países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Equador e Aruba. Este circuito é organizado pela empresa brasileira Mercenários Paintball.
 Conheça os principais Esportes Radicais no Brasil :
 Alvorismo Boia cross
 Canoagem
 CanyoningCavalgada
 Caving
 Escalada Mergulho
Mountain biking
Rafting Rapel Trekking
 Asa delta  Wind surf Bungee Jump
 Surf 
Os primeiros equipamentos de mergulho
O primeiro equipamento de mergulho autônomo foi criado em 1943 por Jacques Cousteau e Emile Gagnham, a válvula reguladora. A idéia de conjugar um cilindro de ar com uma válvula respiradora deu origem ao mergulho autônomo e permitiu que um ser humano permanecesse debaixo d’agua por um período considerável de tempo sem precisar de auxílio externo.Até então o mergulho com ar comprimido era realizado apenas com o auxílio de compressores de superfície. As roupas, como mostram as fotos, eram muito pesadas e difíceis de vestir, sem contar com o custo elevado dos equipamentos. Os riscos eram assustadores, como o baurotrauma total, se acontecesse um vazamento de ar, a morte era instantânea, e o corpo inteiro às vezes tinha de ser retirado de dentro do capacete.O oxigênio puro com um filtro para evitar o gás carbônico era utilizado pelos militares, porém o limite de profundidade era de 10 metros, já que o oxigênio sobre pressão é extremamente tóxico.O Aqualung criado por Cousteau e pelo engenheiro Gangnham consiste em um dispositivo sensível à pressão exterior que libera ar do cilindro na mesma pressão do ambiente, injetando ar nos pulmões. Inicialmente esse equipamento foi bastante usado na caça submarina e já em 1960 difundiu-se para a pesquisa, fotografia e filmagens subaquáticas.No Brasil, os primeiros equipamentos chegaram na década de 40 no Rio de Janeiro. Também foram utilizados principalmente para a caça sub em sua chegada, e logo foi fundada Associação Brasileira de Caça Submarina. Como aconteceu no exterior, a prática da pesca sub separou-se do mergulho com aparelho autônomo, principalmente porque os caçadores chegaram a conclusão que era anti-esportivo pescar de outra forma que não em apnéia. Essa visão se reforçou a partir do final dos anos 70, quando chegaram os primeiros instrutores das organizações americanas de instrução para mergulho autônomo.O pioneiro na foto sub brasileira foi provavelmente Luis Pini, que realizou boas fotos nos anos 50, de Fernando de Noronha e atol das Rocas.A partir dos anos 80 o desenvolvimento tecnológico permitiu o novo panorama do mergulho nos Estados Unidos. Diversas indústrias ofereciam novidades em equipamentos mais seguros e mais baratos, o que resultou num mergulho mais popular naquele país. Foi aí também que as mulheres começaram a apreciar o fundo do mar, que até então era privilégio exclusivo dos homens.Os pioneiros na indústria nacional foi a Atlântida, em 1955, a Memrod do Brasil e a Orca. Mas a empresa que realmente profissionalizou o mercado foi a Cobra Sub, surgida em 1965 com Américo Santarelli, apneísta recordista mundial da década de 60.Outro fator importante para o crescimento do interesse pelo mergulho foi a onda ecológica, que contribuiu para que o turismo ecológico apropriar-se do fundo do mar.Hoje existem centenas de operadoras e cursos de mergulho espalhadas em todo o Brasil e o mergulho firma-se como um dos esportes mais apreciados no país.

O que é o Mergulho

O mergulho nasceu da vontade do homem de explorar o mundo submarino. Apesar de estar tão presente em nossa vida, o mar ainda é o maior, mais intrigante e desconhecido habitat terrestre.Milhares de descobertas realizadas através dos séculos por mergulhadores, além de ajudarem a contar a história do homem, criaram um esporte que hoje em dia é muito praticado no mundo todo.Das técnicas milenares, utilizadas para a busca de alimentos e armamentos, até as modernas tecnologias empregadas em mergulhos cada vez mais profundos, muitas vidas ficaram pelo caminho. Mas, com certeza, o sonho desses mergulhadores não foi em vão.
Bungee jumping

     

     Bungee jumping é um esporte radical praticado por muitos aventureiros corajosos, que consiste em saltar para o vázio amarrado aos tornozelos a uma corda elástica. Há muito tempo, este esporte era uma espécie de prova iniciática pela qual os rapazes de uma aldeia teriam de passar para poderem começar a ser chamados de adultos. Apesar de só haver uma prova por ano, consistia em irem buscar lianas, subirem uma espécie de escada com cerca de 5 metros, prenderem um extremo da liana  à cana da escada e o outro extremo a um dos seus pés. Depois teriam de se atirar e, se chegassem lá a baixo sãos e salvos, tornar-se-iam adultos. Mas, se por outro lado, a liana se rompesse ou se fosse comprida demais, eles morreriam .
     Segundo uma lenda, tudo começou na em Pentecost, uma ilha do Pacífico Sul, quando uma mulher traiu o seu marido e teve de arranjar maneira de fugir dele. Para isso, subiu à árvore mais alta que encontrou com uma videira amarrada aos tornozelos. O marido foi atrás dela mas não conseguiu apanhá-la porque ela saltou da árvore. Como estava presa pelos pés, nada lhe aconteceu. O mesmo não se pode dizer do marido que saltou atrás dela mas... sem videira!
     Apesar de os mais afoitos insistirem em saltar de pontes e torres, essa prática, além de proibida, é muito perigosa. Por isso, além dos locais apropriados que as várias empresas de saltos propõem, o bungee jumping também pode ser praticado em feiras ou exposições, onde a torre e o guindaste são armados por uma equipe treinada e com todas as condições de segurança.