“Uma mistura dos sentidos da adrenalina a exaustão, do desafio ao cansaço, da “lama ao caos, do caos a lama”.
Bem vindos ao Montain Bike, umas das várias categorias esportivas radicais as quais podemos realizar com “Bikes”. Nascida por volta de 1950 na california, foi concebida por alguns ciclistas e surfistas que queriam um desafio diferente dos que estavam habituados (na real, acho que eles queriam algo pra fazer em dias sem ondas).
Basicamente, o esporte consiste em descer morros e tranpor trilhas em fazenda, montanhas e outras com diversos obstaculos (lama, riachos, rampas, etc) em uma mistura de agilidade, preparo fisico e uma paixão desafios.
Existe a necessidade do praticante conseguir fazer pequenos reparos na bike sozinho, pois é comum pneus furarem e uma ou outra peça se soltar devido ao grande esforço ao qual são submetidas.
Temos várias modalidades como cross country, trip-trail, Downhill, Free Ride, 4X, Trial, BMX, Enduro de regularidade, Rampage, etc.
As bikes para esses esportes diferem das comuns, você não pode comprar uma dessas simples e se enfiar nas trilhas, pois você terá muitos problemas,além de ser perigoso ( e como já falei em outros posts, em esportes radicais a segurança é tudo). Alguns exemplos de modificações são pneus, amortecedores, guidão, aros e relação de marchas (ok, a bike inteira rs).
Esse esporte cresceu muito no brasil e cada vez mais adeptos estão surgindo, vários sites descrevem trilhas, eventos e outras informações utéis para sua pratica.