Estar no pico do mundo, acima das nuvens e perto do sol. Um jeito de conseguir isso é com o montanhismo, onde você sobe ou atravessa montanhas com ou sem equipamentos. Um esporte de aventura muito ligado a natureza e a convivencia pacifica com ela. O montanhismo por vezes é confundido com alpinismo, mas esse é apenas uma categoria, ou seja, montanhismo nos alpes (outra hora em detalhes), existem também outros nomes e categorias, como himalaismo (o.0).
Montanhismo está diretamente ligado a caminhadas e a escalada (sua parte radical), estas podem ser realizadas em rochas, muros de treino, etc e fazendo uso de equipamentos (estribos, grampos, móveis, pintons) e principalmente das mãos e pés para progredir. Para a escalada também existem várias catégorias (alias, como em todo esporte), são elas de bloco, esportiva, indoor, tradicional, alpina e em alta montanha.
Em qualquer categoria, o escalador se encontra preso por uma corda de segurança, mas há quem prefira não usar qualquer tipo, conhecido por “solo”.
O esporte exige muito esforço fisico, e o escalador pode evoluir no esporte, começando tipos de graus de graduação baixos e evoluindo. É comum também existerem caminhos pré-definidos principalmente para treinos, ficando assim, mais simples de se iniciar no esporte.
Um esporte de alto risco, por isso a necessidade de conhecer técnicas, e claro, sempre procurando cursos e pessoas autorizadas pelas associações